Total de visualizações de página

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Educação a distância

Ambientes Virtuais de Aprendizagem

De acordo com Almeida, os Ambientes Virtuais de Aprendizagem , buscam transferir para o meio virtual o paradigma do espaço-tempo da sala de aula e da comunicação biodirecional entre professor e alunos. O trabalho nas Plataformas de Educação a Distância está intrinsecamente ligado ao conceito de Estudo Ativo, e para a efetivação do aprendizado se faz necessário que a ferramenta seja usável e acessível a todos os estudantes.

A Plataforma Moodle se destaca por sua usabilidade , no que se refere à simplicidade e facilidade com uma interface, um programa ou website pode ser utilizado. Os recursos disponíveis também são pontos principais no processo de interação nas relações professor / aluno e aluno / aluno.

As principais recursos da Plataforma Moodle são: descritivo do curso, logotipo, mensagem de boas vindas, busca por palavras-chaves nos fóruns, lista de usários ativos nos últimos 5 minutos, lista de participantes (professores e alunos) e de grupos, últimas notícias, calendário, últimas modificações no site, índice de acesso direto aos módulos, configurações de cursos, bloco zero (espaço no canto superior da tela onde podem ser colocados os recursos gerais do cursos e da disciplina) e apresentação de módulos através de tópicos ou atividades semanais.

Os materiais e as atividades do Moodle, ou seja , o conteúdo instrutucional, é evidenciado pelas páginas simples de texto, páginas em HMTL, acesso a arquivo de qualquer formato, acesso a diretórios, rótulos, lições interativas, livros eletrônicos, textos colaborativos, glossários e perguntas freqüentes.

Os Chat´s, fóruns de discussão e os diários são ferramentas interativas associadas aos instrumentos de avaliação, tais como: avaliação do curso, questionários de avaliação, ensaios corrigidos, tarefas e exercícios que compõem o mecanismo de consolidação da aprendizagem dos alunos, que podem ser acompanhados por acesso e participação no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle.



Bibliografia

Almeida, M.E.B. (2002). Educação à distância no Brasil: diretrizes, políticas, fundamentos e práticas. PUC/SP



Mídias Sociais
 
Elas estão em toda parte e estão integradas a vida das pessoas. Mídias Sociais são tecnologias e praticas on-line, usadas por pessoas e empresas para disseminar conteúdo, provocando o compartilhamento de opiniões, idéias, experiências e perpesctivas. Atualmente, seus diversos formatos podem englobar textos, imagens áudio e vídeo.
Os websites possuem aplicações que combinam conteúdos de diversas fontes para criar uma nova aplicação. Blogs, mensageiros, podcasts, wikis, videologos ou mashup são exemplo de tecnologias que possibilitam maior interação entre os usuários e os mundo.
Ainda dentro desta concepção de compartilhamento das informações, temos os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) que se caracterizam por serem softwares que auxiliam na elaboração de cursos acessíveis através da internet, através do gerenciamento de conteúdos, administração de cursos e acompanhamento do desempenho dos estudantes.
De forma geral, as Mídias Sociais possuem ferramentas para comunicação, colaboração e compartilhamento de recursos.

Bibliografia

COSTA, Rosa M. E. M. e MARINS, Vânia. Aula 4a Ferramentas da Web 2.0 e as Comunidades Práticas. Disponível  em http://www.lanteuff.org/moodle/course/view.php?id=333. Acessado em Maio de  2011.

COSTA, Rosa M. E. M. e MARINS, Vânia. Aula 4b Ambietes Virtuais de Aprendizagem. Disponível  em http://www.lanteuff.org/moodle/course/view.php?id=333. Acessado em Maio de  2011.


Nenhum comentário:

Postar um comentário